Práticas Pedagógicas - Pedagogia UNIUBE 1 etapa
Mirlene N
Segunda prática - 70 horas
Articulando dados e reflexão sobre a escola.
Para a realização desta atividade, leia com atenção o texto a seguir. O Lugar da Escola Renata Maria de Almeida e Borges Glaura Morais Paroneto
A localização e o uso do espaço físico, seja da nossa casa ou de prédios públicos como de escolas, de clubes, de delegacias de polícia, de igrejas ou de centros culturais, desvendam a história das sociedades e expressam valores, comportamentos e relações de grupos sociais. O estilo arquitetônico também revela esses valores, estilos de vida e aspectos culturais. Por exemplo, até o século XVIII, não havia espaços públicos de lazer para as crianças. A arquitetura escolar desta época, como podemos perceber, é bem diferente de outros estilos mais atuais. Ela é singular. Sua definição acompanhou a própria luta pela constituição de um “modo escolar” da sociedade vigente.
Já houve um tempo em que uma escola “cabia” em uma única sala de aula (um professor era responsável por alunos de idades e níveis de conhecimentos diferenciados). Eram as chamadas “classes multiseriadas”. Os prédios escolares têm relação direta com as políticas da educação. Por exemplo, no período republicano os prédios escolares eram majestosos e amplos. Mais recentemente, temos a construção dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) no Rio de Janeiro e em outras cidades brasileiras.
Vamos, então, ampliar o que você leu e aprendeu sobre a ESCOLA, durante seus estudos na Etapa I. Reúna, com até 4 (quatro) colegas, para dar andamento a esse trabalho.
Atividade 1:
Pesquisa:
Escolham DUAS escolas, em localidades diferentes, de sua cidade ou região. Agora, façam uma investigação,