Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil
Ligia Becker
Prof. Adelir Terezinha Gadotti Sophiati
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED0408) – Trabalho de Graduação
26/09/2014
1 INTRODUÇÃO
Ler e escrever na educação infantil, este é um assunto que deixa muitos professores em dúvida.
Muito ouve-se falar que não se alfabetiza de jeito nenhum na educação infantil, pois é um tempo que as crianças devem brincar. Porém, o letramento é muito presente na atualidade. As crianças vivem em mundo vasto de estímulos visuais, propagandas, TV, livros, entre outros. Ou seja, desde muito pequenos estão inseridos em um mundo letrado. Portanto, descobrir o que está escrito nos livros, nas músicas que cantam, são interesses que surgem naturalmente. Ao receber estas crianças, alguns professores sentem dificuldade e encontram grandes desafios para alcançar seus objetivos, pois a bagagem cultural dos pequenos é grande, diversificada e deve ser valorizada no processo ensino-aprendizagem. Dessa forma, o profissional que atua nesta área está sempre em busca de métodos e/ou metodologias diversificadas e inovadoras que atendam as necessidades e expectativas das crianças. O principal objetivo desta pesquisa é mostrar como podemos oferecer um espaço de acesso à leitura e escrita antes do ensino fundamental sem prejudicar a aprendizagem lúdica que as crianças devem ter.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Desde muito pequena, a criança necessita de alguém que cuide e a ensine, pois é a partir desses cuidados e ensinamentos que ela passa a aprender e desenvolver seu potencial individual e de convivência com outras pessoas.
Mesmo sendo muito precária, a educação escolar da criança já é uma preocupação antiga, dessa forma é aparente o papel da educação como importante e fundamental função pública.
Nos primórdios a educação das crianças se dava a partir do acompanhamento do seu grupo, sua família, nos afazeres