Práticas de laboratório - parte 1
Adaptação: Israel Alves Oliveira
Formato: Circuito Treino. Foi idealizado por R. E. Morgan e G. T. Adamson em 1953 como opção de manter seus atletas em forma que não podiam treinar ao ar livre durante o rigoroso inverno inglês e os espaços disponíveis eram pequenos para fazer intervalado.
Desenvolvimento: Consiste em uma série de exercícios dispostos seqüencialmente (em estações), em que os alunos passam pelas estações e executam o exercício proposto, de acordo com o objetivo específico do treinamento.
O treinamento em circuito pode ter como objetivo o desenvolvimento de um grande número de competências profissionais, pois se pode aprimorar tanto a capacidade Técnica (habilidade no manuseio de instrumentos) quanto à intelectual (conhecimento Técnico/teórico), de acordo com o objetivo geral do circuito, conforme o objetivo específico de cada estação e do próprio circuito em si (cada circuito pode ser direcionado a um tipo de especialidade como, por exemplo: Desenho Técnico Mecânico, Metrologia, Eletrônica, Elétrica, Mecânica e etc.).
Com base em um programa previamente determinado uma dupla de alunos realizará duas atividades com a utilização de um corpo de prova na estação nº1, outra dupla de alunos realizará duas atividades com a utilização de um corpo de prova na estação nº2 e assim por diante, completadas as atividades cada dupla de alunos passa para a estação seguinte até que todos completem o circuito, com isso cada aluno desenvolve um grande número de atividades.
No caso das atividades de Desenho Técnico Mecânico e Metrologia, por exemplo, teremos a seguinte situação no primeiro circuito projetado:
Circuito (A) - Trabalhando com paquímetro 0,05mm x 1/128” e Desenho Técnico Mecânico.
Estação 1: Eixo cilíndrico de Três corpos em aço inox – Um aluno utilizando um Paquímetro com resolução de 0,05mm x x1/128” fará as medições e informará ao segundo aluno quais as medidas encontradas para que este confeccione um