PRÁTICA E REFLEXÃO EM MATEMÁTICA
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade relatar e refletir a cerca de minhas vivencias decorrentes durante o Estágio Supervisionado I em Matemática, realizadas nas Escolas: Municipal e primeiro grau Deputado Raulinho Queiroz e Estadual Valdir de Araújo Castro. Foi o momento em que desenvolvi meus conhecimentos junto as escolas públicas escolhidas. Onde pode atuar como professor e vivenciar o cotidiano escolar.
Durante o estágio procuramos esclarecer como o professor constrói a sua prática desde sua formação e sua atuação docente,ali pude entender que o professor de Matemática é também um educador,e desta forma podemos construir a prática pedagógica contínua e relacionando com a realidade escolar,por isso, este momento oportuniza a experiência a nós futuros educadores. Os processos educativos são muito complexos, e não se definem por uma única variável, pois o âmbito educacional se faz repleto de condicionantes. Neste sentido, a prática pedagógica se configura na interação de todos os elementos que nela intervêm (ZABALA, 1998). Então no dia a dia da escola pude ver que no processo educacional o professor é aquele que faz a mediação das relações educativas e pode transforma a realidade escolar em uma nova perspectiva. Freire (2007) mostra que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção, e nas condições de verdadeira aprendizagem os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo.
MINHAS VIVÊNCIAS
O estágio supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no principio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida profissional e pessoal. sendo assim, o estágio constitui-se um importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade