PRÁTICA: INDICADOR ÁCIDO BASE
ENGENHARIA QUÍMICA
PRÁTICA: INDICADOR ÁCIDO BASE
Maceió
2013
Objetivo
Fazer o experimento usando o repolho roxo para observação. Com o resultado de 6 amostras nota-se a mudança da coloração em cada uma durante a adição de NaCl e de NaOH, em tubos diferentes, com o repolho roxo funcionando como um indicador de Ph e também com o NaOCl, em uma reação de oxidação-redução.
Introdução
Ácidos: Substâncias que em meio aquoso liberam o íon H+. Normalmente possuem sabor azedo e são corrosivos. Podem ser identificados através de indicadores como os usados neste experimento. Bases: Substâncias com propriedades distintas e sabor amargo. Normalmente reagem com ácidos neutralizando-os. Frequentemente formam com íons metálicos compostos insolúveis. Indicadores: Os indicadores ácido-base são substâncias orgânicas que ao entrar em contato com um ácido ficam com uma cor e ao entrar em contato com uma base ficam com outra cor. Assim, para saber se uma substância é ácido ou base, podemos utilizar um indicador orgânico para identificar a função química. PH: A escala de PH serve para expressar o quão forte é uma substância ácida ou básica. Para PH menor que 7 a substância é ácida, acima de 7 é básica e igual a 7 é neutra.
Materiais
- Tubos de ensaio (6) - Estante de tubo de ensaio - Pipeta graduada - NaOH - HCL - NaOCL - Água destilada
Metodologia
Após enumerar os 6 tubos de ensaio cada um recebeu de 20 ml da solução do repolho roxo. O tubo 1 foi o guia (não é adicionado reagente), no tubo dois são colocadas 7 gotas de HCl, no tubo três 12 gotas de HCl, no tubo quatro 5 gotas de NaOH, no tubo cinco 15 gotas de NaOH e no tubo seis 15 gotas de NaOCl.
Resuldados:
Coloração dos tubos: - 1: azul escuro - 2: roxo - 3: verde escuro - 4: vermelho - 5: verde claro - 6: incolor
Conclusão