PRÁTICA EM ANOS INICIAS
Resumo:
Conhecimento e vivência da prática em sala de aula são fundamentais para o futuro profissional da educação, e um dos meios mais eficientes para esta aquisição, é o estágio supervisionado. Pois ele proporcionará uma visão concreta da realidade da sala de aula e do ambiente escolar. Onde se verifica as realizações, as dificuldades e a busca incessante pelo conhecimento. Este artigo traz o relato de uma prática de estágio no 4º ano matutino do Ensino Fundamental no Colégio Adventista Florianópolis - Centro. Aqui é descrito um pouco das expectativas e objetivos alcançados que se tinham em relação ao estágio e como esta prática foi organizada pensando na aprendizagem dos alunos de forma prazerosa, satisfatória e produtiva.
Palavras-chave: Prática. Objetivos. Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
Minha vivência começa a partir da escolha de uma escola. Como já estou na área da educação, a escola que escolhi foi a que justamento trabalho. A sala escolhida foi a do 4º do Ensino Fundamental I, turno matutino. Temos ali uma turma com 29 alunos entre 9 e 10 anos, todos alfabetizados, mas com algumas dificuldade em produção textual e interpretação de texto.
A professora que rege a turma se chama Janes Marks, uma professora muito querida e dedicada, que com um total domínio de sua turma, me ajudou bastante ao encarar esse novo desafio.
Fui apresentada à sala com a ajuda do diretor Paulo Gustavo Orling, onde me orientou como deveria agir com a turma em questão. Tenho uma irmã que se encontrada matriculada nesta mesma turma, e isso fez com que eu ficasse mais tranquila em reger a turma..
Meu trabalho está estruturado da seguinte forma: Apresentação da minha área de concentração que é a dificuldade de aprendizagem. Logo após a minha vivência regendo a turma do 4º A. E em seguida os objetivos que foram alcançados com o meu trabalho.
Conforme Piaget: "O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas