PRÁTICA DE LEITURA DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS
Leitura e formação de leitores
Discuti a importância da leitura de gêneros textuais e ressalta a importância da leitura e compreensão de textos não somente escritos, mas, também textos orais, coloca a leitura como ferramenta chave para a formação de cidadãos críticos.
A importância de trabalhar em sala de aula com textos orais é difundida pelos PCN parâmetros circulares nacionais, que mostram o ponto positivo de se trabalhar com esses textos, fundamentais para o desenvolvimento da interpretação e avanço de leitura, esse processo é que vai contribuir para preparo e melhoramento nos debates e seminários. Critica o conhecimento quanto à interpretação, pois muitos que se dizem, ou aparentam dominar a leitura, tendem a não usar de senso critico, apoiando-se em Silva (1988) vai fazer a distinção entre leitor e ledor.
Das características de leitor:
Faz inferências, observa as entre linha, percebe as intenções do autor e a estrutura do texto, há o adentramento critico dos textos propostos, existe a posse ou a compreensão das ideias.
Das características do ledor:
Não consegue ir além do texto, apenas repete as informações contidas nele, há mera reprodução alienada de palavras ou de trechos veiculados pelo autor do texto, o individuo não faz mediação do texto com o que é vivido, o social.
O domínio da leitura é base para o posto da classe social, a leitura não deve ser feita de modo que o leitor esteja preso a decodificação linguística e reprodução de palavras, o leitor deve ir além do arranjo textual, deve levar o texto a parte de suas experiências, não deve prender-se a textos escritos e contentar-se com a aprendizagem da leitura da alfabetização ou ensino médio, deve desenvolver o processo de leitura progressivamente e buscar a leitura critica e por isso Soares (1988) alerta para importância do letramento que é o resultado da ação de ensinar a ler e escrever.
Leitura: conhecimento prévio e estratégias cognitivas