Prática de Ensino e Pesquisa
Disciplina - Prática de Ensino e Pesquisa
Atividade 02
1. Considerando a concepção de língua que pode ser depreendida das ideias apresentadas no texto de Drummond, informe, em, no máximo, 5 linhas, se esta concepção é adequada ao ensino de língua materna que objetive o desenvolvimento da competência comunicativa dos indivíduos no mundo atual.
Resposta:
No mundo atual, a tecnologia avança bruscamente, e temos a necessidade de acompanhar os novos recursos, usar a linguagem formal é quase impossível. Empregar adequadamente a língua, em situações diversas tem sido uma tarefa árdua.
A formação do indivíduo envolve a utilização de inúmeros recursos, inclusive a compreensão da língua materna e suas diversas formas de uso.
2. Da letra da música de Caetano Veloso, em, no máximo 5 linhas, cite aspectos da língua portuguesa que devem ser considerados no ensino de língua, relacionando-os com as ideias apresentadas na seção 4.2.1 (Identidade linguística).
Resposta:
A canção mostra que não mais falamos a língua portuguesa de Portugual, mas sim a língua portuguesa brasileira, e que um país como o nosso de diversas culturas, a língua falada e escrita possui raízes diferentes, costumamos falar diferente daquilo que escrevemos.
3. Releia:
“De um lado, os falantes da língua; de outro, a exemplaridade desta apenas tangível no compêndio das regras linguísticas: a gramática normativa prescritiva. Pior é descobrir o professor de português do século XXI sem muita clareza de seu papel em meio a heterogeneidade linguística por ele mesmo experimentada.”
Agora, reflita e responda, num comentário de, no máximo 10 linhas, considerando a leitura do texto que foi base para a primeira atividade desta disciplina (PARA ALÉM DA DIVISÃO ENTRE PROFESSOR PESQUISADOR E PESQUISADOR ACADÊMICO, de Kenneth M. Zeichner) e com base nos seus conhecimentos de mundo: que fatores podem ter contribuído para a