Prática de ensino - plano de aula
PLANEJAMENTO DE AULA
SÃO PAULO, ABRIL/2011.
PLANO DE AULA
A - PÚBLICO ALVO:
Educação Infantil, crianças entre 5 e 6 anos.
B- PERFIL DA TURMA:
1 - Número de alunos que compõem a turma: 20 alunos por sala
2 - Organização da sala de aula: As salas de aulas têm em média 20 alunos por sala, são salas amplas, com armários e prateleiras com materiais disponíveis para os professores e alunos.
2.1 - Descrição da disposição das carteiras dos alunos na sala de aula/ambiente: São carteiras e cadeiras pequenas e individuais adaptadas para a idade, sobrando espaço entre elas para que o professor possa interagir com os alunos.
2.2 – Recursos de ensino disponibilizados em sala de aula: Jogos matemáticos utilizando os ovos de Páscoa com variedades de tamanho e cores, para o desenvolvimento do raciocínio lógico, estimulando o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas.
2.3 – Avaliação quanto à possibilidade de os alunos serem organizados em grupos ou em duplas: Os trabalhos são realizados em grupos e a avaliação da aprendizagem é realizada de forma contínua, sistemática e integral, ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem, observando-se o comportamento do aluno nos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor, através de diferentes técnicas e instrumentos. Durante o processo de avaliação, são respeitadas as características individuais, valorizando-as e aproveitando-as para levar o aluno à modificação de condutas e à compreensão da importância do seu papel nos vários grupos a que pertence. A avaliação ao longo do período da Educação Infantil é feita de forma especial, uma vez que a evolução e o desenvolvimento da criança nesta fase são vistos com muita atenção pela equipe técnico-pedagógica em todas as suas etapas. Os professores observam o desenvolvimento comportamental e cognitivo dos alunos registrando em documento próprio, passo a passo, o progresso apresentado. É feito um relatório, que é