Prática de Ensino: Introdução à Docência
Aluna:
POLO
2013
Educação? Educações: aprender com o índio
A expressão “falta de educação” é explicada por atitudes diferentes daquela esperada em sua cultura, seja em seu país, região ou costumes familiares. Somos educados de acordo com a sociedade em que vivemos.
A expressão “nós estamos convencidos portanto que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo o coração”, significa que não há penas um modelo de educação. Não é só na escola que se aprende. A educação existe em cada sociedade de um modo diferente. O que é importante saber numa sociedade tribal, como caçar, construir cabanas, a serem bons guerreiros, é diferente daquela educação ensinada em escolas, com professores e métodos pedagógicos.
Em cada nação existem métodos pedagógicos a serem seguidos, costumes considerados como a “boa educação”, que contém o saber. E em cada povo, significa que existem diferenças regionais, sociais e culturais. O que é importante para um grupo de pessoas em sociedade tribal é bem diferente daqueles que vivem em uma sociedade de nômades, camponeses e industrializados. Se leva em conta a forma de vida socioeconômico, cultural e político.
No Brasil a educação é variada devido às diferenças regionais e socioeconômicos.
Inserir a educação no processo de dominação de uma nação pela outra, implica, muitas vezes, num controle sobre o outro. Uma nação rica e poderosa sobre um país mais pobre. A influência de culturas sempre ocorre quando se tem contato uns com os outros.
A escola, no processo educacional de um povo, tem a função de preparar as pessoas com ensino formal, científica e cultural de sua sociedade e também do mundo, a fim de formarem cidadãos críticos, com conhecimentos políticos e atuantes na sociedade, preparados para o mundo do trabalho. O acesso à educação é um direito de todos e a escola é o espaço onde as pessoas dispõem para conhecer leis, direitos e