Prática de Ensino: ID (Relatório e Projeto)
Curso: Letras Inglês
Bimestre: 1º
Turma: 2014
Professor: Wanderlei Sérgio da Silva
TRABALHO 1
EDUCAÇÃO, EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO
A educação dá-se de várias formas e, desde pequenos até a nossa velhice estamos em contato com ela ou então passando-a adiante. Por estar ligada a costumes e a cultura de seu grupo social, ela também evoluiu muito juntamente com o avanço da tecnologia e dos meios de comunicação.
O termo "falta de educação" é ligado ao comportamento inadequado do indivíduo dentro da sociedade, assim como: usar palavras de baixo calão, sentar de forma incorreta, rir ou falar alto em lugares inapropriados, etc. Quando fazemos uso de tal termo, não nos referimos ao indivíduo como um ser sem educação, mas com falta do devido comportamento para aquele momento.
De fato, os índios usaram da mesma educação dos brancos, porque a oferta deve ser correspondida com agradecimento apesar de recusá-la, segundo estes. Mas ao mesmo tempo, acredito que só foi respondida para que houvesse paz entre seus lideres e correspondentes grupos, visto que a falta de resposta ou até mesmo uma resposta seca poderia levá-los a uma batalha por dominío.
Um dos exemplos mais claros é a educação do oriente e do ocidente. No ocidente, temos costumes um pouco mais padronizados com relação a educação social, já no oriente muda drasticamente de um país para o outro. "...No ocidente a vestimenta para o luto é de cor preta, no oriente esta é branca... No ocidente escreve-se da esquerda para a direita, em muitos países do oriente a escritura é da direita para a esquerda..." (http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=2893#ixzz33oHUROKG
Acesso 23.05.2014 Adaptado). Dentre as semelhanças podemos citar: o trabalho remunerado ou não, um líder que represente seu povo, sentimentos, religiosidade, regras de convívio em sociedade, etc. No Brasil, assim como em qualquer outro país há diferenças de um lugar para outro. Essa diferença começa na