Prática 05 - Estequiometria
Estequiometria é o nome dado à parte da química que estuda a proporção que os elementos reagem em determinada reação. Ou seja, torna-se possível prever quais as quantidades específicas de reagentes para gerar determinado produto. Também é possível determinar a composição percentual que é a contribuição de cada reagente na solução inicial e ainda o reagente limitante que é consumido completamente primeiro determinando o fim da reação e que, se adicionada maior quantidade dele, gera mais produto.
É interessante ressaltar que fatores como temperatura, pressão entre outras condições podem afetar o rendimento da reação, aumentando ou diminuindo-o.
Para bons resultados no estudo da estequiometria deve-se ter um conhecimento prévio sobre Antoine Lavoisier, e a Lei da Conservação das Massas que diz que no início e no fim de uma reação a quantidade de massa se mantém, afinal a matéria não pode simplesmente sumir.
É com base nessa Lei da Conservação das Massas que podemos fazer o balanceamento das equações das reações, parte fundamental em qualquer cálculo relacionado à estequiometria.
No caso da prática sobre a qual disserto, temos a equação balanceada abaixo:
2 Na3PO4.12H2O + 3 BaCl2.2H2O Ba3(PO4)2 + 6 NaCl + 30 H2O
E descobriremos qual a composição percentual e o reagente limitante da mistura.
OBJETIVOS
A prática aqui descrita tem dois objetivos principais que são especificar, em determinada mistura, qual a composição percentual de cada reagente e produto e qual o reagente limitante.
MATERIAL UTILIZADO
Vidrarias;
Balança digital;
Filtro de Papel;
Água destilada;
Misturas de BaCl2.2H2O e Na3PO4.12H2O;
Etanol;
Estufa;
Balão;
Vinagre;
Bicarbonato de Sódio.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Parte A: Obtenção do precipitado Ba3(PO4)2
Inicialmente encontramos duas amostras sobre a bancada e foi pedido que escolhêssemos uma das duas. As amostras continham misturas de BaCl2.2H2O e Na3PO4.12H2em proporções diferentes. A