Prática 01 paquímetro
CENTRO DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
Prática 1Paquímetro
Aluno: João Marcos Lima de Vasconcelos
Turma 1B
Professor: Bob MarleyFORTALEZA
2014
Objetivos
Conhecimento do paquímetro e familiarização com seu uso.
Material
Paquímetro;
Arruela;
Cilindro oco;
Peça com furo cego;
Régua.
Introdução
O paquímetro é um instrumento de medição muito utilizado atualmente em função da sua confiável precisão. Ele foi criado pelo português Pedro Nunes e pelo francês Pierre Vernier. Com o paquímetro, é possível medir comprimentos externos (com as mandíbulas), comprimentos internos (com as orelhas) e profundidade (com o impulsor) de alguns objetos, podendo obter essas medidas na escala de milímetros ou polegadas.
Para se conhecer a precisão do paquímetro, deve-se medir o tamanho do nônio em milímetros e dividir o resultado pelo numero de divisões do nônio. A precisão do paquímetro será a diferença entre o resultado dessa divisão pelo número inteiro imediatamente superior á ele.
Para realizar medidas com o paquímetro, deve-se encaixar o objeto que se pretende medir na mandíbula, orelha ou impulsor, dependendo da medida que se pretende obter. Lê-se o número inteiro de milímetros que se pôde medir. Verifica-se então qual o traço do nônio que coincide com algum traço da régua principal. Conta-se então quantos traços o nônio tem até chegar á esse traço e multiplica esse número pela precisão do paquímetro. O resultado dessa multiplicação será a parte racional da medida final, que é a soma da parte inteira com a parte racional.
Procedimentos e resultados
Utilizando-se um paquímetro com precisão de 0,05 mm, medimos algumas dimensões de três objetos: Arruela, Cilindro oco e Peça com furo cego. Utilizam-se as medidas feitas por três pessoas diferentes para obter-se uma média com maior precisão. As medidas obtidas são dadas nas tabelas abaixo:
Arruela
Dimensões Medida 1(mm) Medida 2(mm) Medida 3(mm) Média (mm)
Diâmetro externo 31,70