Prática 01 - Medidas
Humberto Da Silva; Jeferson Correia; Paulo Rafael Rusch; Rodinei Fritzen
Centro Universitário Católica de Santa Catarina – Campus Jaraguá Do Sul
Engenharia De Produção – Turma 522 – Disciplina de Química Tecnológica
1 INTRODUÇÃO
Para termos uma melhor compreensão quanto aos assuntos abordados em sala de aula, iremos realizar certos experimentos que envolvessem noções de massa, volume e temperatura. Após estes ensaios todos estão aptos a manusear e entender o significado dos objetos utilizados.
2 REVISÃO DA LITERATURA
Nossos experimentos podem ser divididos em três categorias, medida de temperatura, de massa e de volume.
Nossos primeiros testes foram feitos com base na medida de temperatura. Temperatura que pode ser definida como a grandeza física associada ao estado de movimento ou à agitação das partículas que compõem os corpos, no Sistema Internacional (SI), a unidade de temperatura é o kelvin (K) (MARCO AURÉLIO DA SILVA, 2013). Alguns equipamentos que foram utilizados são uma balança semi-analítica, um termômetro e um béquer com 250ml de capacidade.
Nos procedimentos seguintes, foram feitas medidas de massa que pode ser definida como a magnitude física que permite exprimir a quantidade de matéria contida num corpo. No SI, a sua unidade é o quilograma (kg.) (JORGE ANTÓNIO VALADARES, 1993).
Para concluir os procedimentos experimentais, foi feito uma de medidas de volume, com o auxílio de pipetas e provetas, procedimento este que teve como objetivo definir qual método é o mais preciso.
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1. Materiais / Equipamentos
Balança semi-analítica
Termômetro
Béquer 250 ml
Vidro de relógio
Cadinho de porcelana 6 roveta de 100 ml
Pipeta volumétrica de 50 ml
Gelo
Cloreto de sódio 5g
3.2. Medidas de Temperatura
Coloque cerca de 200 ml de água da torneira em um béquer, meça e anote a temperatura utilizando o termômetro, descarte a água na pia.
No béquer prepare uma mistura de 20 ml de