Provis Es
No artigo são relatadas as funções especificas de cada provisão, para um entendimento melhor dos fatos, onde o mesmo apresenta que a provisão é um passivo de prazo ou de valores neutros, ou seja, obrigação presente na entidade divididos em dois tipos: passivo contingente e ativo contingente.
Além disso são relatados que existem condições a serem feitas para que a provisão seja reconhecida; tais requisitos são obrigações, presente provável e estimável. Passivo contingente não é reconhecido é apenas divulgado. Ele representa a possibilidade de despesa futura, decorrentes de fatos não controlados pela entidade. Se essa “possibilidade” for provável deve ser feira a provisão da mesma.
Na mensuração consiste na melhor estimativa do valor exigido para liquidar a obrigação da data do balanço, ou seja, é igual ao valor que uma entidade racionalmente pragaria para liquidar a obrigação no final do período contábil ou para transferi-la a um terceiro nesse momento, dentro do contesto da mensuração a cada período tem que fazer uma revisão de provisões na data das demonstrações contábeis e eventualmente a necessidade de fazer um ajuste para refleti a melhor estimativa naquele novo momento, ou seja, na data atual. Tratando assim também do valor presente, quando o efeito do valor do dinheiro for significativo no tempo o valor da provisão dever ser exigida do desembolso que se espera para liquidar a obrigação naquele momento.
Para as divulgações nós temos: para cada classe de provisão temos umas necessidades como:
- Movimentação do período:
• Valor contábil no inicio e final do período
• Adições, incluído ajustes de mensuração
• Valores