Prova2
ENSINO MÉDIO
VESTIBULAR
REDAÇÃO
Um dos temas de maior discussão no momento é se é justo ou injusto que animais sejam empregados em laboratórios com a finalidade de experiências científicas para a fabricação de cosméticos ou medicamentos. A sociedade se divide e gostaríamos de saber a sua opinião a respeito, opinião essa que deve ser acompanhada de argumentos num texto, entre 15 e 20 linhas, escrito em linguagem culta.
RASCUNHO DA REDAÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA - FAETEC
3
TÉCNICO SUBSEQUENTE AO
ENSINO MÉDIO
VESTIBULAR
LÍNGUA PORTUGUESA
TEXTO – REDAÇÃO INQUIETA
03.
A) as provas mal preparadas de alguns vestibulares.
Gustavo Krause
No Brasil, tornaram-se comuns publicações de “besteiras da juventude”, colhidas nas redações de vestibular. Unem-se professores e jornalistas na crítica fácil à expressão, ou desexpressão
(mistura de desespero com expressão), de uma geração calada – que, mesmo quando parece falar nessas redações, continua calada.
Não pretendo começar por aí. Estes bestialógicos visam a mostrar como a juventude articula mal o pensamento – mas mostrar à própria juventude, para cada um dos seus elementos rir nervosamente de si mesmo, qual hiena inconsciente. Estes bestialógicos funcionam de cortina para encobrir outros agentes da desexpressão: a escola, os professores, a família, o Estado. A escola, que fragmentou o conhecimento em disciplinas estanques, fragmentando assim as frases e o raciocínio dos seus alunos. Os professores, mal pagos e pior estimulados, mal sabendo eles mesmos redigir um plano de curso, pondo-se como exemplos tristemente adequados de uma fala truncada. A família, que lê nada e escreve nada de nada, e depois reclama da juventude “que não lê”. O Estado, que encosta a educação no canto das verbas, censura as poucas palavras que escapolem das universidades e depois faz ironias sobre a geração da gíria.
A desarticulação do pensamento adolescente vem