prova
Aluno (a):ABIMAEL DE ARAUJO PEREIRA
Data: 12/01/2015
AVALIAÇÃO MODERNA
ORIENTAÇÕES GERAIS
1 A avaliação é composta de 2 questão;
2 A avaliação é individual sendo permitido nenhum tipo de consulta, comunicação e empréstimo de material;
3 A avaliação deverá ser encaminhada até o dia 12/01/2015 para o seguinte e-mail: mairtonceleste@gmail.com
4 Ao anexar o arquivo contendo a prova coloque o seu próprio nome como identificador do mesmo;
1. “A partir da segunda metade do século XVIII, porém, como na mostra Corbin, opera-se uma verdadeira revolução olfativa. Os diversos cheiros são analisados e classificados. Os maus odores, antes tolerados, tornam-se insuportáveis. Passam a ser vistos como propagadores de doenças, arautos da morte e da putrefação. Uma espécie de mania de desodorização toma conta não só dos guardiões da saúde pública, como da população em geral, tendo como resultado o "silêncio olfativo" que hoje nos cercam.” (CORBIN, Alain. Saberes e odores)
Construa uma narrativa histórica mostrando as transformações dos sentidos olfativos e como a sociedade moderna foi gradativamente relegando-a a uma posição de barbaridade/incivilidade.
Corbin constata em sua obra, Saberes e Odores, que durante certo período, os odores assumiram uma posição de grande importância no imaginário da sociedade da época. Em torno da metade do século XVIII, parecia surgir o início de uma revolução perceptiva que teria como sua principal protagonista o olfato. Cheiros que antes passavam quase despercebidos agora tornam-se incômodos e começam a provocar horror entre a população. A partir deste momento, coordena um intenso e um forte odor azedo que vinha do lixo acumulado nas ruas, o mal