Prova
FACULDADE DE ODONTOLOGIA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA ICB/ODA
PROVA 1
1- Tendo em mente o condicionamento respondente, explique como uma pessoa pode desenvolver aversão ao dentista. Como poderíamos resolver esse problema?
O condicionamento respondente ou reflexo é não voluntário e inclui as respostas que são produzidas por estímulos antecedentes do ambiente, ou seja, um estímulo que elicia uma resposta do indivíduo.
Determinados comportamentos respondentes ( como por exemplo a contração das pupilas em luz forte incidente sobre os olhos) são interações ambiente-sujeito incondicionadas, nas quais certos eventos ambientais certamente produzem certas respostas que independem de ”aprendizagem”. Mas interações desse tipo também podem ser provocadas por estímulos que, originalmente, não provocavam respostas em determinado organismo.
Quando tais estímulos são temporariamente pareados com estímulos eliciadores podem, em certas condições, provocar respostas semelhantes às destes. Essas novas interações são os reflexos, que agora são condicionados devido a uma história de pareamento, o qual levou o organismo a responder a estímulos que antes não respondia.
Um individuo que vai ao dentista e em determinado procedimento sente muita dor pode passar a ter aversão ao dentista, essa aversão possui uma história de vida específica dele próprio que o faz agir de modo peculiar (já que dentro de determinadas condições, alguns estímulos provocam respostas em alguns indivíduos e em outros não), e não da espécie .
O condicionamento pelo qual ele passa se faz pela relação se-então, na qual, por exemplo, se há barulho de motor, ou um profissional de jaleco branco, então a dor será provocada. A consequência dessa história particular do contato entre as variáveis “barulho do motor”, e “jaleco branco”, e a “dor de dente”, é que ele passar a ter reações semelhantes