Prova
( I ) Zn2+(aq) + 2 e– Zn(s) E0red = –0,76V
( II ) Cr3+(aq) + 3 e– Cr(s) E0red = –0,74V
01. Considerando uma pilha montada com eletrodos de Zn e Cr, cujo funcionamento é baseado nas semirreações (I) e (II), a diferença de potencial dessa pilha é de -0,2 V.
02. O processo em galvanoplastia que usa a reação (II), para depositar Cr(s) sobre superfícies metálicas, chama-se niquelação.
04. O zinco é mais eletronegativo do que o cromo, pois a reação de redução do Zn2+(aq) possui maior potencial de redução.
08. Uma pilha montada com eletrodos de Zn e Cr, cujo funcionamento é baseado nas semirreações (I) e (II), resulta na reação global 3Zn(s) + 2Cr3+(aq) 3Zn2+(aq) + 2Cr(s), que é espontânea no sentido indicado pela seta.
16. Considerando uma eletrólise com a reação (II), uma quantidade de carga equivalente a 6 mols de elétrons produzirá um depósito sólido de cromo equivalente a 2 mols de cromo.
02 - (UNESP SP) Um estudante montou a célula eletroquímica ilustrada na figura, com eletrodos de Cu (s) e Ni (s) de massas conhecidas.
membrana semipermeável
A 25ºC e 1 atm, quando as duas semicélulas foram ligadas entre si, a célula completa funcionou como uma célula galvânica com E = 0,59 V. A reação prosseguiu durante a noite e, no dia seguinte, os eletrodos foram pesados. O eletrodo de níquel estava mais leve e o eletrodo de cobre mais pesado, em relação às suas massas iniciais.
Considerando Cu+2 (aq) + 2e- Cu (s) e Eº red = +0,34V, escreva a equação da reação espontânea que ocorre na pilha representada na figura e calcule o potencial de redução da semicélula de Ni+2/Ni. Defina qual eletrodo é o cátodo e qual eletrodo é o ânodo.
03 - (UFBA)
I. 4NH3(g) + 5O2(g) 4NO(g) + 6H2O(g)
II. 2NO(g) + O2(g) 2NO2(g)
III. 3NO2(g) + H2O(l) 2H+(aq) + 2(aq) + NO(g)