Prova
I. INTRODUÇÃO
Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, a organização, a descrição, a análise e a interpretação de dados experimentais, visando a tomada de decisões ( Antonio Arnot Crespo – 1989 ). Em termos gerais, a estatística pode ser dividida em três grandes áreas: amostragem e planejamento, estatística descritiva e a inferência estatística. Amostragem e Planejamento: técnicas de amostragem e os principais conceitos teóricos utilizados no planejamento amostral. Estatística Descritiva: é um conjunto de ferramentas, que nos permite operar a síntese e a descrição de nossas informações ( dados). Inferência Estatística : é a teoria utilizada para inferir (induzir), ou seja, tomar decisões sempre que a situação dada envolver incerteza ( probabilidades) e variabilidade ( dispersão, heterogeneidade ).
II. CONCEITOS BÁSICOS DA ESTATÍSTICA
1. População: é o conjunto de objetos ou entes portadores de, pelo menos uma característica comum.
Ex.: população de uma cidade, população de livros, de alunos, de números...
2. Recenseamento: é o processo utilizado para medir características, abordando todos os elementos de uma população, censo é o conjunto de dados obtidos através do recenseamento.
3. Amostra: é um subconjunto de uma população , retirada segundo regras convenientes.
4. Estatísticas: são medidas obtidas através de dados coletados em amostras.
5. Parâmetros: são medidas populacionais que podem ser obtidas por um censo ou estimadas por meio de dados amostrais.
6. Estatística Descritiva: parte da estatística que consiste em introduzir técnicas que permitam organizar, resumir e apresentar dados estatísticos, de tal forma que possamos interpretá-los à luz dos objetivos da pesquisa.
7. Estatística Indutiva: parte da estatística que utiliza métodos científicos para fazer afirmações e tirar