Prova técnico judiciário - tj - rr 2001
Concurso Público (Aplicação: 4/11/2001) Cargo:
TÉCNICO JUDICIÁRIO
Nas questões de 1 a 40, marque, em cada uma, a única opção correta, de acordo com o respectivo comando. Na Folha de Respostas, a indicação do campo SR é facultativa e não contará para efeito de avaliação; servirá somente para caracterizar que o candidato desconhece a resposta correta. Use a Folha de Rascunho para as devidas marcações e, posteriormente, a Folha de Respostas.
LÍNGUA PORTUGUESA
Texto LP-I – questões de 1 a 3
1
4
7
Hoje o “povo” é a base e o ponto de referência comum de todos os governos nacionais, excetuando-se os teocráticos. Isso não apenas é inevitável, como certo — afinal, se o governo tem algum objetivo, só pode ser o de cuidar do bem-estar de todos os cidadãos e falar em nome deles. Na era do homem comum, todo governo é governo do povo e para o povo, embora não possa, em qualquer sentido operacional do termo, ser exercido pelo povo. Os governos dos Estados-nação ou dos Estados territoriais modernos erguem-se sobre três premissas. Primeira: eles têm mais poder que outras unidades que operam em seu território. Segunda: os habitantes de seus territórios aceitam sua autoridade mais ou menos de bom grado. Terceira: os governos podem prover aos habitantes de seu território serviços que, de outro modo, não seriam fornecidos com eficácia igual ou nem sequer seriam fornecidos — serviços como “lei e ordem”, segundo a frase proverbial. Nos últimos trinta ou quarenta anos, essas premissas vêm deixando de ser válidas.
Eric Hobsbawm. A falência da democracia. In: Folha de S. Paulo, 9/9/2001, Mais! p. 5-6 (com adaptações).
QUESTÃO 1
QUESTÃO 3
Depreende-se do texto LP-I que A o autor procura demonstrar a impossibilidade do sucesso dos Estados-nação. B o governo nos Estados teocráticos não tem objetivo. C a validade das três premissas enumeradas no segundo parágrafo sustenta os governos dos Estados-nação. D todo governo deve ser