Prova sorologia
SIATEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS
SECRETARIA ESPECIAL DE ESTADO DE PROTEÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE PÚBLICA - SESPA
ESCOLA TÉCNICA DO SUS DR: MANUEL AYRES – ETSUS/PA
TRIAGEM DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS POR TRANSFUSÃO
AVALIAÇÃO DE APRENDIZADO
ALUNO: ___________________________________________________________
Segundo a PORTARIA MS/GM Nº 2.712, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2013- Regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos.
Assinale V para verdadeiro ou F para falso:
1. ( ) A transfusão de sangue e seus componentes deve ser utilizada criteriosamente na medicina, uma vez que toda transfusão é segura e não traz nenhum risco ao receptor, devendo ser indicada de forma indiscriminada.
2. ( ) Os materiais e substâncias que entram diretamente em contato com o sangue ou componentes a serem transfundidos em humanos serão estéreis, apirogênicos e descartáveis.
3. ( ) Os registros obrigatórios definidos por esta Portaria serão guardados pela instituição de saúde por um período mínimo de 5 (cinco) anos, conforme a legislação vigente.
4. ( ) O serviço de hemoterapia realizará testes para infecções transmissíveis pelo sangue, a fim de reduzir riscos de transmissão de doenças e em prol da qualidade do sangue doado.
5. ( ) É obrigatória a realização de exames laboratoriais de alta sensibilidade a cada doação, para detecção de marcadores para as seguintes infecções transmissíveis pelo sangue, cumprindo-se ainda, os algoritmos descritos no Anexo V para cada marcador: I – sífilis; II - doença de Chagas; III - hepatite B; IV - hepatite C; V - AIDS; VI - HTLV I/II e VI – Gripe aviária.
6. ( ) São os testes para detecção de hepatite B: I - detecção do antígeno de superfície do vírus da hepatite B (HBV) - HBsAg; e II - detecção de anticorpos contra o capsídeo do HBV - anti-HBc (IgG ou IgG + IgM).
7. ( ) O teste para doença de Chagas será por meio da detecção do parasita através do xenodiagnóstico