Prova Quest O Agr Ria
O autor descreve a ocupação do território. A Espanha descobre ouro, então Portugal começa a se interessar pela América. Ocorre assim o transplante de população para o território brasileiro, e com isso a estrutura tribal que ocupava o território é destruída.
Colonização vinculada a Coroa Portuguesa, uma pequena nobreza que não tem dinheiro e quer enriquecer estritamente vinculados ao comércio, espírito burguês.
O capítulo Colonização aborda dois temas:
1) Ocupação:
Excetuando os índios todos nós fomos transplantados (feitos de povos transplantados que vieram da Europa e da África).
O padrão psicossocial delineado nessa época nos acompanha até os tempos de hoje.
2) Terra
Para ter negócio burguês é preciso ter Terra.
Existem diversas dificuldades de ter Terra, pois pra isso é preciso ter dinheiro “físico”.
Um elemento importantíssimo é aquele que vai trabalhar, força de trabalho, na Terra e extrair renda
No livro República Guarani, do autor Clóvis Lugon que era um padre jesuíta, é retratado o elemento indígena explorado pelos jesuítas.
Montagem da primeira série de cidades por conjunção de forças (padre jesuítas, índios guaranis, monarquia espanhola). As casas dos guaranis eram muito toscas, simples que contrastava com a riqueza das igrejas.
Padres jesuítas criam cidades grandes para pontilhar este território. Inicia uma ação direta de seis padres que passam a adentrar pelo oceano, pelo Rio da Prata, pelo Paraguai e assim chegam ao Brasil.
Eram feitas avaliações para saber se o local suportava uma cidade. Analisavam o solo, o clima, proximidade da água, e acima de tudo a segurança.
As cidades eram padronizadas, em torno da igreja. Atrás jardins, lado esquerdo hospital/ asilo, ao lado uma escola integrada ao trabalho, praças, casas modestas ofertadas gratuitamente para