Prova p1 marketing
Gestão Empresarial 1
Economia| 19 de maio de 2012 | site do Estadão: www.estadao.com.br A estratégia dos grandes: Cacau Show e Brasil
Cacau acirram disputa no período de entressafra
Preço baixo, ações na mídia e no ponto de venda são armas das empresas para movimentar um dos segmentos que mais sofre os efeitos da sazonalidade. Terceiro maior produtor e quarto do mundo em poder de consumo, o mercado de chocolates brasileiro é doce durante o período do Natal e da Páscoa, mas pode se tornar amargo para o resto do ano, quando sofre com os efeitos do baixo volume de vendas em função da sazonalidade. Os fabricantes sabem disso. E se esforçam para tentar reverter essa entressafra monótona para toda a cadeia produtiva.
Um bom exemplo de como a mercado se prepara para prolongar a estadia na berlinda pode ser observado exatamente neste momento. Dois pesos-pesados do setor, a Cacau Show e a Chocolates Brasil Cacau, braço mais popular da
MCR, que detém a marca Kopenhagen, acabam de apresentar suas estratégias para movimentar o consumo.
Ponto de venda
A proposta da Chocolates Brasil Cacau, marca lançada em 2009 como opção do Grupo CRM para se fortalecer entre as classes B e C, é na verdade um desdobramento daquilo que seu departamento de marketing já vem desenvolvendo para aquecer os resultados do ponto de venda. A rede elege uma família de produtos chaves para estrelarem campanhas de vendas com prazo definido para terminarem.
Os dois produtos que protagonizam a ação atual – Dinda, marshmallow coberto por chocolate, e o Gato Mia, espécie de lâmina de chocolate ao leite no formato de língua de gato – tiveram redução média de 30% no preço final.
Sertanejo
“A ação está alicerçada em três pontos que já se mostraram efetivos para assegurar o sucesso e o retorno de vendas, como: preço atrativo, qualidade dos produtos e o cantor Daniel novamente na campanha publicitária”, afirma
Renata Moraes Vichi, vice-presidente