Prova Microbiologia

540 palavras 3 páginas
Nome: Júlia Barboza e Tayná Marcolan
Turma: Química Concomitante

QUESTÃO 1. Um dos problemas da resistência a antibióticos consiste na disseminação de genes de resistência entre as bactérias. Analise esta figura, em que estão indicados os mecanismos – l, ll e lll – de transmissão de genes entre bactérias:
A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, identifique esses três mecanismos e explique a diferença entre os mesmos.
R: Para as bactérias considera-se reprodução sexuada qualquer processo de transferência de fragmentos de DNA de uma célula para outra. Depois de transferido, o DNA da bactéria doadora se recombina com o da receptora, produzindo cromossomos com novas misturas de genes. Esses cromossomos recombinados serão transmitidos às células-filhas quando a bactéria se dividir.
A transferência de DNA de uma bactéria para outra pode ocorrer de três maneiras: por transdução, conjugação e transformação.
I: Transdução: Na transdução, moléculas de DNA são transferidas de uma bactéria a outra usando vírus como vetores (bacteriófagos). Estes, ao se montar dentro das bactérias, podem eventualmente incluir pedaços de DNA da bactéria que lhes serviu de hospedeira. Ao infectar outra bactéria, o vírus que leva o DNA bacteriano o transfere junto com o seu. Se a bactéria sobreviver à infecção viral, pode passar a incluir os genes de outra bactéria em seu genoma.
II: Conjugação: Na conjugação bacteriana, pedaços de DNA passam diretamente de uma bactéria doadora, o "macho", para uma receptora, a "fêmea". Isso acontece através de microscópicos tubos proteicos, chamados pili, que as bactérias “machos” possuem em sua superfície.
O fragmento de DNA transferido se recombina com o cromossomo da bactéria "fêmea", produzindo novas misturas genéticas, que serão transmitidas às células-filhas na próxima divisão celular.

III: Transformação: Na transformação, a bactéria absorve moléculas de DNA dispersas no meio e são incorporados à cromatina. Esse

Relacionados

  • Prova microbiologia
    769 palavras | 4 páginas
  • Provas bioquímicas de microbiologia
    516 palavras | 3 páginas
  • microbiologia provas bioquimicas
    1584 palavras | 7 páginas
  • MICROBIOLOGIA RESUMO PRIMEIRA PROVA
    1862 palavras | 8 páginas
  • Aula 1 Apresenta o e Hist rico Patr cia Souza
    1885 palavras | 8 páginas
  • Microbiologia Turma B
    295 palavras | 2 páginas
  • Bacteriologia e nutrição
    21068 palavras | 85 páginas
  • CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE SUCO DE FRUTA (GOIABA) COMERCIALIZADOS NO ENTORNO DA UFPA
    2637 palavras | 11 páginas
  • microbiologia
    471 palavras | 2 páginas
  • dsdsd
    2369 palavras | 10 páginas