prova mapa
GABARITO A
Língua Portuguesa
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
AMEAÇAS AO AGRONEGÓCIO
A indústria agroquímica instalada no Brasil vem sendo objeto de uma ação orquestrada por interesses oportunistas visando somente o acesso facilitado a esse mercado de forma privilegiada. As ações são desenvolvidas em duas direções: simplificação do sistema de registro de produtos e abertura de mercado no âmbito do Mercosul.
A justificativa para tais medidas é a de suposta concentração de mercado e, como conseqüência, a ocorrência de prática abusiva de preços. Ambas já foram analisadas em diferentes documentos que demonstraram o quanto são falaciosos esses argumentos.
A grande preocupação quanto ao encaminhamento dessas medidas é que elas possivelmente causariam uma desorganização do setor, com implicações para a agricultura.
Este é um risco real, particularmente considerando a complexidade das ações que envolvem o processo de produção, comercialização, assistência técnica e desenvolvimento de novos produtos atualmente fornecidos pelas empresas instaladas em nosso país.
Para se compreender a magnitude das conseqüências de um possível ato inconseqüente sobre o setor, é necessário lembrar que a indústria de defensivos agrícolas é, do ponto de vista técnico, segmento de uma cadeia bem maior – a química fina – que, por sua vez, pertence ao vasto complexo da indústria química. Na realidade a evolução da indústria de defensivos caminha em sintonia com a da indústria química em geral e de suas principais empresas. Tanto isso é verdade que as principais empresas químicas são também fabricantes de defensivos agrícolas. Existem alguns casos de especialização notória em defensivos, mas são exceções.
O desenvolvimento desse setor industrial encontra-se intimamente relacionado, também, com a importância crescente da produção agrícola brasileira. Segundo estudo do
IPEA, os principais elementos técnicos na