Prova Homem E Sociedade
Disciplina: 536540 - Homem e Sociedade
Questão 1: A antropologia ocupa-se das mais variadas manifestações culturais para estudar a história e as funções sociais envolvidas em suas concepções de vida e de morte. Assinale a alternativa com trechos do livro-texto, de Kênia Kemp, que apresente transformações em significados originais da morte, coerentes aos novos tempos de intensos contatos culturais entre os povos.
A)Pensando no caso dos funerais, a dor da perda de um indivíduo tem sido, ao longo da história humana, um exemplo de diversidade. Os funerais são rituais que expressam diferentes questões humanas com relação à inevitabilidade da morte, dos medos sobre a condição do morto após a morte, da putrefação do corpo, da perda de um ente querido etc., já que cada cultura responde de uma forma diferente: a cremação e o canibalismo do corpo do indivíduo morto são formasde solucionar a sua decomposição física; os egípcios desenvolveram o embalsamento para evitar esse processo; já o sepultamento é uma forma de afastar os vivos dos mortos.
B)Objetos utilitários como as facas podem servir também para demarcar posições de status social ou de especialização de funções. Assim, existem as facas com cabos adornados com madre pérola, ou com pequenos encraves de pedras preciosas e ouro. Nesse caso, não há uma utilidade no adorno do cabo, mas uma função social simbólica. Quando vemos o objeto, mesmo longe de seu proprietário, sabemos se tratar de algo que pertence a alguém com posição social privilegiada. A estética, a ornamentação das facas ou de qualquer objeto utilitário que está à nossa disposição, também simboliza e expressa as características da forma de organização de uma sociedade. Isso porque nós “atribuímos significado às coisas do mundo” e percebemos que a quase totalidade do que vemos, ouvimos e sentimos adquirem significado. Assim, as facas trazem ornamentos como pedras ou formas adicionadas ao cabo, que as tornam atraentes ou únicas.