PROVA GEREN INFRA
01 - (CESPE/AFCE-TCU-TI 2009) Se, em um projeto, o valor agregado a um componente da estrutura analítica de projetos ou atividade do cronograma for inferior ao custo real correspondente ao elemento em foco (componente ou atividade), o índice de desempenho de custos correspondente ao elemento assumirá um valor maior que um, sinalizando que o projeto pode estar acima do orçamento.
Na analise de valor agregado acompanha a implantação do projeto, e verifica periodicamente o que foi projetado. Já a Estrutura Analítica de Projetos é um processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. Índice de Desempenho de Custo - É uma medida da eficiência, em termos de custo, em um projeto. É a razão entre o valor agregado e o custo real. O Índice de Desempenho de Custo maior ou igual a 1 indica que os recursos do projeto estão sendo utilizados de forma eficiente. Portanto Chamamos de Índice de desempenho do planejado a relação entre os custos planejados e os custos incorridos. Se este índice for igual a um, estamos exatamente em cima do planejado. Se o índice for maior que 1 estamos agregando valor ao projeto mais rapidamente do que o planejado.
02 - (CESPE/AFCE-TCU-TI 2009) O gerenciamento de recursos trata do gerenciamento apropriado de recursos críticos de TI, os quais são processos, pessoas, aplicações, infraestrutura e informação.
Com a competitividade do mercado, as organizações veem-se pressionadas a reduzir seus custos internos. Todas as áreas da organização são impactadas, inclusive a TI. Por isso a TI precisa obter maior eficiência e eficácia nas suas operações. Ela precisa conseguir executar suas operações com um orçamento anual menor. Em resumo, temos aqui um desafio de otimizar os recursos e custos das operações de TI.
Todos os processos devem ser medidos, por isso coletamos métricas para verificar de que forma a entrada está sendo transformada na saída desejada. Um