prova final socio 1
MAX WEBER
Weber irá estabelecer uma linha nova de pensamento com métodos sociológicos que ao invés de partir do coletivo, vai partir do indivíduo. Há fenômenos sociais, mas não são externos aos indivíduos, são dependentes das ações dos indivíduos sobre eles para existirem. Weber não nega, portanto, a existência de fenômenos sociais, mas que estes existam fora e independente do indivíduo.
Ação e relação social
A ação social consiste na ação dos indivíduos que tenha sentido e está ligada a expectativa da ação do outro. Seu sentido apenas pode ser compreendido pelo próprio sujeito, é subjetivo e os valores só existem para os agentes.
Para classificar algo como relação social é necessário que haja regularidade das ações sociais/ constância e multiplicidade de agentes. A regularidade provém do agrupamento de ações sociais quanto ao sentido.
Os tipos ideais são traços da realidade que são isolados e aumentados para que seja possível a compreensão da sociedade. Weber acreditava que a realidade é uma constelação impossível de ser abordada por completo, os tipos ideais são o meio de compreensão de alguns de seus traços. Já que as ações dos indivíduos são múltiplas e há diversos sentidos, para compreender traços dos fenômenos sociais, é necessário pegar esses traços e exagerá-los. Os tipos ideais são, portanto, uma ferramenta sociológica para compreender o mundo empírico, de forma a facilitar sua compreensão.
Para Weber os tipos de ação social podem ser divididos em ação afetiva, tradicional, racional com relação a valores e racional com relação a fins. As ações afetiva e tradicional são ações limites de sentido, o qual é secundário. A ação racional com relação a valores é estruturada/planejada, voltada para algum tipo de grande causa, em que não importam as consequências. A ação racional com relação a fins ou razão instrumental, não visa grandes causas, mas fins empíricos materiais/mensuráveis, tudo o que está em jogo é a eficácia;