Prova economia aplicada
Aula 15 O Ambiente de Competição e a Estratégia Competitiva
Objetivos da Aula
Conhecer as estratégias da evolução da indústria e de que maneira ela utiliza este conhecimento para ganhar posicionamento de mercado, e que expediente é utilizado para formar barreiras para a entrada de novos concorrentes A análise estrutural nos fornece uma base para a compreensão das forças competitivas operando em uma indústria e que são decisivas para o desenvolvimento da estratégia competitiva. É claro, entretanto, que as estruturas das indústrias se modificam, freqüentemente de formas fundamentais. As barreiras de entrada e a concentração vêm aumentando de maneira significativa na indústria de cerveja brasileira, por exemplo, e a ameaça de substitutos cresceu a tal ponto que está colocando os produtores em situação difícil. A evolução da indústria assume uma importância decisiva para a formulação da estratégia. Ela pode aumentar ou diminuir os atrativos básicos de uma indústria como uma oportunidade de investimento, e quase sempre exige que a empresa faça ajustes estratégicos. Entender o processo de evolução da indústria e ser capaz de predizer as mudanças são coisas importantes, porque o custo de reagir estrategicamente aumenta, em geral, quando a necessidade de mudança se torna mais óbvia e a vantagem da melhor estratégia é maior para a primeira empresa a selecioná-la.
Faculdade On-line UVB
124
Economia das Empresas - UVB
Nesta aula, apresentaremos instrumentos analíticos para a previsão do processo de evolução em uma indústria e para a compreensão de seu significado para a formulação da estratégica competitiva.
Conceitos básicos na evolução da Indústria
O ponto de partida para a análise da evolução da indústria é a metodologia da análise estrutural. As mudanças na indústria terão importância estratégica caso possam afetar as fontes básicas das cinco forças competitivas; ou seja, as mudanças são importantes somente no sentido