prova eca av2 Estácio
Pontos: 1,5 / 1,5
Ocorrendo uma irregularidade em uma entidade de atendimento, poderia o juiz aplicar diretamente uma medida à entidade?
Resposta: NÃO...DEPENDENDO DA SITUAÇÃO E DA GRAVIDADE DEVE-RÁ HAVER REPRESENTAÇÃO POR PARTE DO RESPONSÁVEL....OU ATÉ MESMO UMA PUNIÇÃO ADMINISTRATIVA...DEVEMOS OBSERVAR CADA CASO. MAS O JUIZ DE OFICIO NÃO PODE APLICAR UMA MEDIDA.
Gabarito: Não sem antes observar o procedimento previsto no ECA para apuração da irregularidade.
2a Questão (Ref.: 201002136532)
Pontos: 0,5 / 0,5
Indique a alternativa CORRETA:Um médico encontra uma criança abandonada, de 3 anos aproximadamente, na noite de 6ª feira quando chegava para cumprir seu plantão em Hospital Público. Promoveu o primeiro atendimento à criança, e como estava em boas condições de saúde, apresentou-a ao Delegado de Polícia local, às 22h45min do mesmo dia, e esse a encaminhou ao abrigo mais próximo. Pergunta-se: o dirigente de programa de abrigo poderá excusar-se de receber a criança?
sim, pois o Delegado de Polícia deveria aguardar o horário de funcionamento do Conselho Tutelar, na manhã seguinte não, pois trata-se de caso excepcional e de urgência de criança abandonada
não, pois trata-se de encaminhamento de Delegado de Polícia
sim, pois o Delegado de Polícia não é autoridade competente, pelo art. 93 do ECA
sim, pois o Juiz da Vara da Infância e Juventude é quem tem competência para abrigar
3a Questão (Ref.: 201002689503)
Pontos: 0,5 / 0,5
De acordo com o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente, acerca do direito à vida e à saúde, assinale a alternativa CORRETA:
Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência integral de um dos pais ou do responsável, durante a internação de criança ou adolescente.
As parturientes que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão obrigatoriamente encaminhadas à autoridade policial.
Os estabelecimentos de