Prova dissertativa
No início deste ano letivo, os professores de Matemática, Ciências, e Língua Portuguesa de uma escola pública de periferia de uma grande cidade do Brasil, preocupadas com os hábitos de higiene de seus alunos, realizaram uma proposta de ensino cujo foco central foi a Higiene e Saúde.
A escola situa-se perto de um local onde são despejados os resíduos domésticos de grande parte da cidade, sendo conhecido como “lixão da zona A”.
Os alunos se envolveram na organização de questionários para coletar dados acerca da higiene de seus colegas, tabularam e quantificaram as respostas recebidas, realizaram entrevistas com médicos e dentistas, pesquisaram sobre hábitos de higiene, bem como textos informativos acerca de promoção e manutenção da saúde pública e de sujeitos de diferentes faixas etárias e, depois disso, esboçaram uma proposta para escolares entre 15 e 18 anos.
A partir desse relato, redija um texto de 12 a 15 linhas, mostrando a relação desta proposta de ensino com a interdisciplinaridade. Para ser considerada completa, sua resposta deve conter:
a) três aspectos que definem a interdisciplinaridade;
b) comparações entre as Diretrizes Curriculares Nacionais e propostas de ensino interdisciplinares;
c) indicação, a partir dos textos estudados nos 5 primeiros capítulos do livro-texto, de pelo menos dois autores ou autoras que têm fundamentado os projetos interdisciplinares em Educação."
A atividade descrita relaciona-se com a interdisciplinaridade por meio da realização de um questionário que possibilitou a análise de uma situação real envolvendo diferentes áreas do conhecimento para obter resultados e informações. Dessa forma, os professores das diferentes áreas necessitam planejar juntos as ações que irão tomar e quais as reflexões que buscam com o trabalho. Além disso, o projeto se caracteriza como interdisciplinar porque possibilita ao aluno que ele estabeleça relações, sintetize dados e avalie