Prova de português
ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE PORTUGUÊS – 7º M1
CONTEÚDOS ABORDADOS:
TEXTO (Interpretação) e MORFOLOGIA (substantivo, adjetivo, locução adjetiva, artigo)
O texto abaixo embasa as questões de 1 a 5
ESTRANHAS GENTILEZAS Estão acontecendo coisas estranhas. Sabe-se que as pessoas nas grandes cidades não têm o hábito da gentileza. Não é por ruindade, é falta de tempo. Gastam a paciência nos ônibus, no trânsito, nas filas, nos mercados, nas salas de espera, nos embates familiares, e depois economizam com a gente. Comigo dá-se o contrário, é o que estou notando de uns dias para cá. Tratam-me com inquietante delicadeza. Já captava aqui e ali sinais suspeitos, imprecisos ventinhos de asas de borboleta, quase nada. A impressão de que algo estranho tomou corpo mesmo foi na semana passada. Um vizinho que já fora meu amigo telefonou-me desfazendo o engano que nos afastava, intriga de pessoa que nem conheço e que afinal resolvera esclarecer tudo. Difícil reconstruir a amizade, mas a inimizade morria ali. (Ivan Ângelo. O comprador de aventuras e outras crônicas. S.Paulo: Ática, 2000)
ATIVIDADE 1: De acordo com o texto, é correto afirmar que: a) Todas as pessoas da cidade grande são extremamente gentis, isto é, muito educadas. b) O narrador, habituado a ser tratado de forma pouco gentil, percebe que as pessoas começam a tomar atitudes de gentileza pouco comuns. c) O narrador perdeu a paciência com o seu vizinho que provocou uma intriga e destruiu a amizade dos dois. d) As pessoas gastam sua paciência nos ônibus, mas conservam a educação quando estão com os amigos.
ATIVIDADE 2: “Comigo dá-se o contrário, é o que estou notando de uns dias para cá.” – Explique essa fala do narrador, baseando-se nas informações contidas no texto.
ATIVIDADE 3: Você aprendeu em classe que os