Prova de hidraulica
• Transformadores de distribuição transferem energia entre circuitos por meio de um núcleo que compreende tipicamente aço silício de alta permeabilidade e de baixa perda.
Uma corrente no enrolamento primário, ou bobina, cria uma variação magnética no núcleo do transformador de distribuição. Este, por sua vez gera um campo magnético, ou força produzida por um campo elétrico, através de enrolamento secundário do transformador. Este campo magnético cria uma força eletromotriz, também conhecida como tensão, no enrolamento secundário. Uma corrente elétrica flui através do enrolamento secundário, transferindo energia elétrica através do transformador para a carga ou o circuito elétrico conectado a um terminal de saída.
•
Materiais usados
• Multímetro
• Bobina de 600 espiras
• Bobina de 6 espiras
• Bobina de 300 espiras
• Resistor de 10K
Pratica em aula
Foi montado transformador usando bobina primaria de 600 espiras e bobina secundaria de 6 espiras ligadas a um resistor de 10k e em seguida foi ligado o trsnaformador na tomada e medida a tensao como mostrada na foto.
Com uma tensão de 127v vinda da tomada, usando o multimetro pode chegar ao resultado de 1,22 v na tensão secundaria.
Em seguida foi trocada a bobina secundaria para uma bobina de 300 espiras e ao medir a tensão secundaria, se achou o valor de 63,1V.
O ultimo esperimento for mudada a bobina primaria para uma com 300 espiras e a secundaria para uma bobina de 6 espiras e ao medir , se chegou a um valor de tensao igual a 2,44V.
Conclusão
Verificamos que o comportamento da razão das voltagens, e da razão das correntes comporta de maneira inversa em um transformador. E o transformador é um aparelho consumidor de energia elétrica quando considerado ao lado do enrolamento primário, e também fonte ou gerador de energia elétrica do lado do enrolamento secundário. Sem o uso de transformadores, a transmissão e a distribuição de energia em grande quantidade não seria,