prova de geografia 6 ano
Todos pisam nele o tempo inteiro, mas poucos são aqueles que param para pensar de que é feito o solo. A maior parte da massa que compõem vem de rochas. Por conta de diversos fatores - como mudança de temperaturas, pressão e umidade – as rochas mais próximas às superfícies foram se fragmentando ao longo da vida de nosso planeta.
Muitos desses minúsculos pedaços de rochas foram levados pela ação do vento e da água para longe do local onde surgiram e se misturam com minúsculos pedaços de outras rochas. Acrescente a isso tudo um bocado de matérias orgânicas, ou seja, restos de animais e vegetais que já morreram, e está pronto o solo!
Os solos variam muito de acordo com a sua composição. Alguns são mais férteis. Outros menos. Quando se diz que um solo é fértil , significa que nele há mais chance de as sementes germinarem e de as plantas crescerem.
Imagine quando o homem decide mudar a receita de se fazer solos que a natureza vem colocando em prática há bilhões de anos. Assim, de repente,ingredientes novos começam a ser adicionados, como resíduos industriais,fertilizantes, óleos, graxas, garrafas plásticas, restos de remédios, pneus, metais e outros que nada têm de naturais.Mudando a tal “receita” natural, estamos mexendo na composição do solo e, portanto, sua fertilidade fica comprometida.
BORMA, Laura. Receita de Solo. Ciências hoje das crianças. RJ, a. 13, n. 105. Ago. 2000
1. Responda de acordo com o texto:a) Quais os fatores que fazem com que as rochas mais próximas à superfície sejam fragmentadas ao longo da vida do planeta? ________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
b) O que quer dizer “solo fértil”?
________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
c) Quais