Prova de Economia Internacional
(C) é onde o professor fez o sinal de correto.
1) Cite e justifique 2 pressupostos das vantagens comparativas.
A teoria das vantagens comparativas possui, em sua teorização, alguns pressupostos como: as trocas requerem uma relação de benefício mútuo entre os países, de modo que o comércio internacional é justificado; esse comércio internacional pode ser benéfico até mesmo quando um dos países produz "tudo" melhor que os outros (situação hipotética); os preços relativos importam mais que os absolutos (C), etc. Um pressuposto interessante é o referente ao mesmo se o país A produz tudo melhor (ou seja, em condições mais vantajosas e com melhores custos) que uma certo país B, ainda assim vale a pena existir transações comerciais entre essas duas nações. A explicação disso são os preços relativos, muito importantes nessa teoria (C); nesse sentido, dada a condição supracitada, o país A pode atuar comercialmente com o país B, já que importa aqui mais a razão de produtividade que cada país possui que valores absolutos de produção. Entende-se, a parir disso, que o preço relativo é o que realmente importa (C), uma vez que há uma alocação de recursos de forma mais eficiente possível, compensa ao país comprar um item ou outro de um parceiro comercial e tentar obter ganhos comerciais.
Comentários: "a rigor não é pressuposto mas resultado. O pressuposto é produtos iguais, mobilidade perfeita de mão de obra ..."
Nota da questão: 1,0
2) Tendo em vista um ambiente em concorrência imperfeita, explique 2 motivos para uma empresa atuar no mercado internacional
Ao ambiente de concorrência imperfeita, entendido como uma flexibilização das condições de concorrência perfeita (onde os preços são dados pelo mercado, número de firmas é dado, etc) atribuem-se características como a relação com economia de escala que, por sua vez, associa-se a ideia de retornos não constantes de escala. (C)
Nesse contexto de concorrência