Prova de Direito
As definições da palavra Direito podem ser nominais (etimológicas ou semânticas) ou reais ou lógicas. As definições nominais expressam o significado da palavra em função do nome de seu objeto. Já as definições reais ou lógicas baseiam-se na essência do objeto. Passemos ao estudo de cada uma delas:
Ramos do Direito público - São ramos do direito público o Direito Constitucional, o Direito Administrativo, o Direito Penal, o Direito Processual, que formam o direito público interno, e o Direito Internacional Público e o Direito Internacional Privado, que fazem parte do direito público externo, além do Direito do Trabalho, apesar de este último ser de colocação controvertida.
Ramos do Direito privado - São dois os ramos do direito privado: o direito civil e o direito comercial.
Fontes do Direito
As fontes do Direito são aqueles acontecimentos ou instrumentos pelos quais o Direito tem origem e se exterioriza na sociedade. Existem três espécies de fontes: históricas, materiais e formais.
As fontes históricas se identificam com a gênese das normas jurídicas: a época, o local, as razões que determinaram sua formação. Tais fontes revelam-se de grande valor quando se trata de descobrir a finalidade de um determinado instituto jurídico e de compreender melhor as normas. Existem diversas formas de interpretação do Direito, e uma delas é justamente a interpretação histórica.
As fontes materiais dizem respeito aos fatos sociais, pelos problemas que emergem na sociedade e que são condicionados pelos chamados fatores do Direito, como a Moral,