Prova de complexometria
Aluno:____ _________________________________ Turma:__________Nu :
1a Questão:
Apresente uma planilha para comparar a curva genérica com a curva clássica da titulação de Zn+2 (com NH3) x EDTA.? Escreva todas as informações em termos de constantes, concentrações e volumes necessários para a comparação.
2a Questão:
Um metal M+2 é misturado com um ácido H2L formando o complexo ML. Monte uma planilha para mostrar a especiação em função do pH. Como você faria nesta planilha para calcular o pH da mistura? Escreva todas as informações em termos de constantes, concentrações e volumes necessários, para a resolução da questão.
3a Questão
O Ni+2 pode ser analisado pela titulação de retorno usando uma solução-padrão em pH 5,5 com o indicador laranja de xilenol. Uma solução contendo 25,00 mL de uma solução de Ni+2 em HCl diluído é tratada com 25,00 mL de uma solução 0,05283M de Na2EDTA. A solução é neutralizada com NaOH, e o pH é ajustado para 5,5 com tampão acetato. A solução torna-se amarela quando algumas gotas de indicador são adicionadas. A titulação com uma solução de 0,02299 Zn+2 requer 17,61 mL para atingir a cor vermelha do ponto final. Qual é a molaridade e o número de ppm do Ni+2 na solução desconhecida? MM(Ni)=58,7
4a Questão
Apresente os passos necessários para a construção de uma planilha para estudar o efeito do pH nas curvas de titulações complexiométricas usando o modelo clássico sem complexante auxiliar.
5a Questão
Para dosar, a dureza de uma certa água, foram titulados duas amostras de 200mL com EDTA 0,01M. A primeira, usou-se como indicador o NET e tampão amoniacal gastando um volume de 8,30 mL. Na segunda, usou-se a Murexida como indicador , quatro lentilhas de KOH sólido e foram gastos 5,20 mL do titulante. Calcular a conc de Ca+2 e de Mg+2 em termos de ppm de CaSO4.
Dados Massas Molares
Ca = 40,0
S = 32,0
O=