Prova De Bilogia
Meiose: Reducional, reduz a quantidade de cromossomos pela metade.
Ex: Gônadas (único local) |_ Ovulogênese: Divisão meiótica que resulta no óvulo. |_ Espermatogênese: Divisão meiótica que resulta no espermatozoide.
A divisão de uma “célula-mãe” 2n gera “células-filhas” n, geneticamente diferentes. Neste caso, como uma célula 2n produz quatro células n, a divisão é chamada reducional.
Mitose: Continua com a mesma quantidade de cromossomos.
Ex: Células do tecido epitelial. |_ Etapas: 1ª Prófase 2ª Metáfase 3ª Anáfase 4ª Telófase
Na mitose, a divisão de uma “célula-mãe” duas “células-filhas” geneticamente idênticas e com o mesmo número cromossômico que existia na célula-mãe. Uma célula n produz duas células n, uma célula 2n produz duas células 2n etc. Trata-se de uma divisão equacional.
Bactérias: Divisão binária, genoma se multiplica.
Interfase
A interfase é o período de maior metabolismo celular, quando ocorre a síntese e a duplicação do DNA e de todas as outras substâncias e estruturas da célula. Período de preparação que antecede a divisão celular.
G1: Aumento na produção de enzimas e proteínas; Síntese de RNA; Célula aumenta.
Síntese (S): Sintetiza genomas (duplica genoma para divisão); Duplicação de DNA.
G2: Produção de mais uma ou outro proteína; Núcleo some; DNA está duplicado.
- G0: Estágio em que a célula não está se dividindo.
Ciclo celular
O ciclo celular é o conjunto de fenômenos que ocorre numa célula viva durante um período entre divisões dessa célula, ou seja, num período de reprodução a reprodução.
Meiose
- Meiose I (primeira divisão meiótica)
Prófase I: É a etapa mais marcante da meiose. Nela ocorre o pareamento dos cromossomos homólogos e pode acontecer um fenômeno conhecido como crossing-over (também chamado de permuta).
|_ Etapas: Leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese.
Leptóteno – inicia-se a individualização dos