Prova benedito
1 - Caracterize os Protozoários.
São pequenas unicelulares, simetrias ausentes, bilaterais, radiais ou esféricas. Núcleos distintos, únicos ou múltiplos, sem órgão ou tecido, com organelas realizando diversas funções. Alguns com envoltório protetor ou tecas. Vida livre, comensal, parasita, mutualismo. Nutrição variada, holozóico, saprozoica, holofílica, saprofitica. Digestão intracelular no vacúolo digestivo e eliminação de água pelo vacúolo contrátil.
Os diferentes grupos são distinguíveis pela organela locomotora: Flagelos, pseudópodes, cílios. Reprodução por fissão binária, divisão múltipla, brotamento, reprodução assexuada por fusão de gametas ou conjugação (ciliados).
2 - Como é a estrutura de um hidrozoário solitário?
O corpo é um tubo cilíndrico com a extremidade inferior fechada um disco basal usada para fixação ou locomoção. Na extremidade oposta contém a boca circundada por 6-10 tentáculos ocos e alongados. Os lados do corpo podem possuir brotos laterais que darão origem a novos indivíduos.
A parede do corpo e dos tentáculos consiste de uma epiderme externa e interiormente um a gastroderme, entre elas há uma mesogléia acelular.
3 - Cite 5 adaptações dos animais à vida parasitária.
- O tegumento protege o parasita contra suco digestivo do hospedeiro, mas é permeável à água e nutrientes.
- Órgão dos sentidos reduzido ou ausente.
- Tolerância ao Ph é alta, 4-11
- Ocorre respiração aeróbica, mas a respiração anaeróbica predomina.
- Desenvolveram-se mecanismos de fixação do hospedeiro.
- Usualmente há uma grande produção de ovos
- Pressão osmótica interna é menor que a dos líquidos e tecidos circundantes.
4 - Você é um agrônomo e está no campo observando problemas nas plantas que podem estar atacadas por nematóides. Quais os sintomas que você observaria se elas realmente estivessem atacas por eles?
- Tamanho desigual nas plantas
- Murchamento durante as horas mais quentes
- Amadurecimento e queda prematura das folhas
- Folhas e