Prova 7o ano
Nome: ___________________________________________________________ No _______________ 7º Ano B
RELATO PESSOAL: O PRECONCEITO EXISTE ( Fonte: http://relatodadiscriminacao.blogspot.com.br/)
Em março deste ano eu estava em uma loja procurando um presente para minha mãe, e carregava um caderno que ela havia comprado lá mesmo noutro dia. Ai chegou uma segurança e foi logo me acusando de roubo. Revistou minha bolsa e, como não tinha a nota fiscal comigo, fui levada ao Juizado de Menores. Só quando minha mãe apareceu com o comprovante é que fui liberada. Eu fiquei muito nervosa, nuca tinha sido acusada de roubo, e nem sido xingada por ser negra. Foi a minha mãe quem fez me ver que isso era racismo. Ainda bem que nem todo mundo é assim, racista. Eu tenho orgulho de ser negra estou feliz com a cor que Deus me deu. Isabela Santos 14 anos, Salvador. Isabela e sua mãe moveram uma ação contra a empresa por racismo. A juíza Maria Santiago condenou a loja a pagar a Isabela um milhão de reais de indenização por danos morais.
Responda às questões 1 e 2 baseando-se na leitura do texto acima: 1. O Relato Pessoal de Isabela Santos denuncia: a) A necessidade de sempre carregar a nota fiscal dos produtos que você adquire, de modo que se possa comprovar a compra.
b) O preconceito racial vivenciado pela menina, que foi acusada de roubo por causa da cor de sua pele.
c) O roubo do caderno efetuado pela menina, que aproveitou a ausência da mãe para se comportar de maneira indevida.
d) O perigo de andar desacompanhada dos pais, pois envolvimentos com a polícia são sempre possibilidade a ser considerada.
e) A importância das lojas sempre manterem uma segurança rígida e revistarem os clientes, para evitar roubos.
2. O depoimento de Isabela Santos se caracteriza como Relato Pessoal, pois a) Narra um acontecimento insignificante e que só interessa à família e aos amigos de Isabela.
b) Narra um acontecimento engraçado, pois