Prova 2° ano
Nova Glória, _____ de ___________________ de 2012.
Aluno (a): _____________________________________________________________
Prof°: Gislaine Rosa de Sousa
Disciplina: História Ano: ____ ENSINO MÉDIO Turma: ______
“A elite hispano-americana libertou a região do domínio, mas não rompeu a dependência da Europa”.
1- Um dos principais fatores que contribuíram para a independência dos Estados Unidos foi: a- ( ) aumento da carga tributaria por parte da Inglaterra; sem anuência da população americana. b- ( ) o processamento da Revolução Industrial nos Estados Unidos, o que contrariava os interesses ingleses. c- ( ) a necessidade de romper o monopólio comercial que a Inglaterra exercia sobre os produtos agrários do Sul dos Estados Unidos.
2- Assinale C para as afirmações corretas E para as erradas: a- ( ) A política mercantilista espanhola e portuguesa de exploração econômica impedia o desenvolvimento das colônias. b- ( ) A independência das colônias latino-americanas só aconteceu a partir do momento em que os negros e mestiços se revoltaram. c- ( ) O Brasil, após a independência, não sofreu influencia da economia inglesa. d- ( ) Simon Bolivar, “O Libertador”, sonhou com uma América unida, ele foi um dos lideres que se destacaram pelo movimento da independência da América espanhola. e- ( ) A Revolução Industrial e a Revolução Francesa não surtiram nenhum efeito nas colônias.
3- (UFPB) No final do século XVIII, dois movimentos sociais, a Inconfidência Mineira (1789) e a Inconfidência Baiana (1789), tiveram como motivação romper com o domínio português. Sobre essas rebeliões, afirma-se:
I- As duas inconfidências tinham como objetivo criar uma República e abolir a escravidão. A inconfidência Mineira foi um movimento de elite, e a Baiana contava com a participação de pessoas de origem humilde, como alfaiates, soldados e