Prova 1a e 2a Unidade Fundamentos Linguísticos da Comunicação
Curso: Estudos de Mídia
Aluno: Gabriel Gallindo Pacheco
Disciplina: Fundamentos Linguísticos da Comunicação
Prof.: Benjamim Picado
1a Unidade: o estudo dos signos e a “lógica da cultura”
1. Discorra breve, mas suficientemente, sobre as relações entre o estudo dos signos e o universo dos fenômenos culturais, procurando articular em sua argumentação as leituras dos textos de Umberto Eco, Iuri Lotman e Julia Kristeva.
Antes de correlacionar o estudo dos signos com a cultura, temos que definir que definição de cultura está sendo analisada e quais pontos os estudos semióticos estão interessados em analisar.
Um estudo semiótico não considera como parte da cultura apenas os objetos considerados culturais por um sociedade, vislumbra também e, sobretudo, os conceitos e valores comuns da lógica humana que os leva a criar tais objetos e bens culturais.
Eco diz que toda a cultura deveria ser estudada como fenômeno de comunicação baseado em sistemas de signos, pois só assim será possível entendê-la em seus mecanismos fundamentais.
Lotman estuda o foco da cultura como informação, na qual os objetos culturais desempenham, em sua sociedade original, uma dupla função de praticidade e agregação de valor referente à origem do objeto. Como, por exemplo, as roupas que servem como proteção para o corpo e indicador de status social.
Já Kristeva, em seu texto “A Semiótica”, não se propõe a estudar a cultura como um todo, mas sim a linguística dentro de uma lógica cultural. Neste foco, a autora aborda a antropologia cultural, linguagem dos gestos, a linguagem musical, a pintura, a fotografia e o cinema e também a linguagem do comportamento animal como semióticas em um contexto cultural.
Podemos, então, defender que a semiótica estuda a cultura a fim de entender os processos culturais em sua lógica de produção e movimentação de signos em sua significação. Mas isso não deixa claro o que é definido como cultura que nos permita aplicar o valor de signo e