prova 1
A partir dos textos presentes em PEREIRA , J.R.A. Introdução à História da Arquitetura: das origens ao século XXI. Porto Alegre: Bookman, 2010. Cap. 1 e 2. e do filme Egito: construindo um império assistido em sala de aula, responda as perguntas que seguem:
1) “Ainda que a arquitetura possa ter surgido de qualquer um dos três elementos com os quais iniciamos este capítulo (a caverna, o menir ou a cabana), a experiência histórica determinou como início esta última, de modo que, sem equivocar-nos demasiado, podemos entender as origens da cabana como as origens da arquitetura, podendo ampliar este conceito da acabana até incluir nele toda a historia urbana, já que, como disse Leon Battista Alberti no século XV, ‘a cidade é uma casa grande, e a casa é uma cidade pequena’”. (PEREIRA, 2010, p.26).
Explique o que é o menir, a caverna e a cabana e seus respectivos significados para a História da Arquitetura. (0,5 ponto) São as origens e a essência da arquitetura, entendidos como símbolos físicos da arte (menir), do abrigo (caverna) e da racionalidade construída (cabana).
2) “Na evolução da cabana surgiria uma primeira diferenciação entre cobertura e fechamento parietal, que permite definir e articular racionalmente duas famílias construtivas: uma vertical e outra horizontal, ou seja, o suporte e a cobertura.” (PEREIRA, 2010, p.27). (0,5 ponto cada – 4,5 total))
A respeito dos suportes explique as expressões que seguem:
a. Alvenaria: é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades unidas entre si.
b. Cantaria: é a pedra talhada de forma a constituir sólidos geométricos, normalmente paralelepípedos, para utilização na construção de edifícios ou de muros.
c. Carpintaria: executa os mais diversos trabalhos em madeira, desde móveis, ferramentas, artigos para construção civil, construção naval, entre outros.
d. Taipa de Pilão: A taipa de pilão é um sistema rudimentar de construção de paredes e muros
e. Coluna: Coluna é um elemento