PROTOZOÁRIOS: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS E SISTEMÁTICA
Introdução
Protozoários são seres unicelulares e eucariontes, na maioria heterótrofos, mas com formas autotróficas e com mobilidade especializada, ocorrem como células isoladas ou em colônias de células. Sua denominação deriva do grego protos e zoon, que significam, respectivamente, "primeiro" e "animal". A maioria deles é muito pequena, mas alguns - muito poucos - podem ser vistos a olho nu. A célula é muito especializada, e cada organela tem uma função vital. Estes organismos estão presentes em todos os ambientes por causa de seu tamanho reduzido e produção de cistos resistentes.
Características gerais
Pequenos, unicelulares, alguns em colônias de poucos a muitos indivíduos semelhantes; simetrias ausentes, bilaterais, radiais ou esféricas.
Muitas espécies produzem cistos ou esporos resistentes para sobreviver em condições desfavoráveis e para dispersão.
Modos de vida: livres, comensais, mutualísticos ou parasitos.
Sua forma de nutrição é muito diferenciada, pois podem ser predadores ou filtradores, herbívoros ou carnívoros, parasitas ou mutualistas. A digestão é intracelular, por meio de vacúolos digestivos, sendo que o alimento é ingerido ou entra na célula por meio de uma "boca", o citóstoma.
Reprodução assexuada por divisão binária divisão múltipla ou brotamento; alguns com reprodução sexual pela fusão de gametas ou por conjunção.
O sistema locomotor é um dos mais especializados, com flagelos, cílios, membranas ondulantes, cirros ou pseudópodes.
Há um sistema hidrostático, constituído de vacúolos pulsáteis que eliminam o excesso de água que entra na célula por osmose nos protozoários dulcicolas, estabelecendo assim o equilíbrio osmótico.
O citoesqueleto é especializado para manter a forma da célula, emissão de pseudópodes, locomoção, movimentação de vacúolos digestivos, entre outras funções necessárias. Pode haver exoesqueleto em algumas espécies.
Processo Reprodutivo