Protozoários entéricos
A giardíase, ou lambliose, é uma infecção intestinal causada por um protozoário flagelado, a Giardia duodenalis. Este pequeno protozoário apresentada duas formas durante o seu ciclo vital: cistos e trofozoítas, sendo a primeira responsável por causar diarréia crônica com cheiro forte, fraqueza e cólicas abdominais no hospedeiro (cão, gato, ser humano, dentre outros).
Os trofozoítas da Giardia contém dois núcleos ovais anteriormente, disco ventral, um corpo mediano curvado posteriormente e quatro pares de flagelos. À medida que os mesmos deslocam-se ao logo do trato intestinal, transformam-se em cistos ovais que contém quatro núcleos.
Os cistos são eliminados nas fezes dos indivíduos infectados e podem permanecer viáveis na água por dois meses. Esta viabilidade não sofre alterações em meio a água clorada, que é de consumo humano.
O período de incubação da Giardia varia de uma à duas semanas, podendo este período prolongar-se.
A maioria das infecções tanto em crianças quanto em adultos ocorre de forma assintomática. Geralmente, não há ocorrência de disseminação extra-intestinal, mas os trofozoítos podem migrar para os ductos biliares e pancreáticos.
Infecções sintomáticas ocorrem com mais frequência em crianças do que em adultos. A maior parte dos pacientes assintomáticos apresentam período limitado de diarréia aguda, afebril ou com febre baixa, náuseas e anorexia.
Imagem de Giardia lamblia, capturada em microscópio eletrônico
(fonte: http://caminhosdabio.wordpress.com/category/zoologia/parasitos/giardia-lamblia/)
Amebíase
A amebíase é uma doença ubiquitária (pode estar em vários lugares ao mesmo tempo), é causada por uma das amebas que são parasitas comuns a nossa espécie: a Entamoeba histolytica, que tem como características o tamanho diminuto e a capacidade de forma cistos.
Embora possa estar presente no organismo, a mesma pode vir ou não à desenvolver-se. O período de incubação varia entre duas à quatro