Protozoarios e helmintos
São organismos unicelulares eucariontes
(seres cujas células já apresentam organelas especializadas e núcleo individualizado).
- Nutrição heterótrofa, obtendo alimento por ingestão ou absorção.
- Parasita ou de vida livre, alguns em colônia.
Filo Sarcodina → locomoção caracterizada pela emissão de pseudópodes (Entamoeba histolítica); Filo Mastigophora → deslocamento por propulsão flagelar (Trypanosoma cruzi e
Trichonympha);
Filo Ciliophora → movimentação mantida por curtas e numerosas estruturas ciliares
(Paramécium);
Filo Sporozoa → não possui apêndices locomotores, sua dispersão é realizada através de esporos (Plasmodium vivax, causador da malária).
O agente etiológico dessa moléstia é a
Entamoeba hitolytica, um protozoário rizopode, conhecida por ameba. Este protozoário chega até o homem através da água e alimentos contaminados.
A entamoeba parasita principalmente o intestino grosso do homem, provocando ulcerações e se alimentando de glóbulos vermelhos. No intestino se reproduz assexuadamente por cissiparidade.
O exame de fezes das pessoas afetadas revela a presença de formas trofozoíticas ou vegetativas ou císticas (forma esférica com quatro núcleos bem distintos e um envoltório espesso). No meio ambiente, os trofozoítos morrem com facilidade, mas os cistos resistem por longo tempo ao ressecamento e ao calor, representando a forma infectante da ameba.
Sintomologia: Fezes líquidas, às vezes co sangue, fortes dores abdominais, náuseas, vômitos, com ameaça de lipotímia (desmaio).
Profilaxia: Cuidados pessoais de higiene, oferecimento de melhores condições de saneamento básico.
O agente etiológico dessa moléstia é a
Giardia lambria ou Giárdia intestinalis, um protozoário flagelado, que chaga até o homem através da água e alimentos contaminados. A giárdia se instala no jejuno-íleo e, freqüentemente, sobe pelo canal colédoco indo se alojar na vesícula biliar,