Protozoarios Flagelados
Flagelados são protozoários que se movimentam por meio de flagelos, são de vida livre, alguns são parasitas e outros simbiontes, como os representantes do gênero Trichonympha que vivem nos tratos digestórios dos cupins (térmitas), onde promovem a digestão da madeira ingerida por seus hospedeiros.
Características principais - Possuem um ou mais flagelos durante um ou todos os ciclos de vida. - Os flagelos auxiliam na alimentação e também captação dos estímulos externos. - Existem espécies de vários formatos (oval, esférico, alongado). - Apresentam núcleo envolvido pela carioteca (película rígida). - A maioria é de vida livre (não parasitam qualquer organismo). - Alguns flagelados possuem a capacidade de sintetizar o próprio alimento, enquanto outros necessitam de alimentos encontrados no meio ambiente ou no animal hospedeiro. - A reprodução dos flagelados pode ser sexuada (com fusão de dois gametas) ou assexuada (principalmente por bipartição).
Principais Flagelos
Giardia lamblia ou Giardia intestinalis — possui 8 flagelos, 2 núcleos e uma ventosa.
A giárdia é um parasita do intestino delgado, provocando a giardíase, infecção que se caracteriza por diarréia com fezes amarelas, malcheirosas e espumosas (cheias de bolhas). A diarréia pode ser crônica. Ocorrem cólicas intestinais e barriga inchada devido à formação de gases.
A transmissão é por ingestão de água e alimentos contaminados com os cistos do parasita.
A profilaxia é realizada com saneamento básico, higiene pessoal e alimentar e tratamento das pessoas infectadas.
Trichomonas vaginalis --- Parasita hexaflagelado responsável pela tricomoníase, doença que se caracteriza no homem por uretrite com secreção purulenta e dor durante a micção e na mulher por vaginite, leucorréia (corrimento vaginal) e intenso prurido.
A transmissão é feita por contato sexual e pelo contágio direto pela água, toalhas, roupas etc.
Profilaxia: tratamento precoce das pessoas