Prototipagem
A construção de protótipos é uma necessidade e faz parte integrante do ciclo de desenvolvimento de um produto. Os modelos são produzidos tendo como finalidade a realização de ensaios de funcionalidade, estudos relacionados com aspectos de ordem estética, nomeadamente os que se prendem com a forma e a cor, e para o projecto e fabrico de moldes e ferramentas.
Um protótipo serve fundamentalmente como instrumento de comunicação e como elemento que permita corrigir o mais cedo possível erros ou deficiências de concepção ou de desenho.
Um protótipo é uma aproximação ao produto, e abrange uma ou mais área de interesse, sendo por isso um meio utilizado para ajudar a resolver uma ou mais questões durante a fase de desenvolvimento de produto. A prototipagem permite comunicar o aspecto visual do produto e obter as opiniões. Os protótipos funcionais permitem ainda explorar, optimizar e validar a solução do ponto de vista do seu funcionamento.
1 - Tipos de Protótipos
Modelos de aferição de conceito - responder a questões de viabilidade do produto
Protótipos de design industrial - visual idêntico ao do produto final
Protótipos DOE (Design Of Experiments) - obtidos em materiais e geometria semelhantes ao produto final
Protótipos alfa - fabricados no mesmo material e geometria do produto final (num processo de fabrico diferente)
Protótipos beta - protótipos completos e funcionais fabricados no material do produto final
Protótipos de pré-serie - produzidas pequenas séries que permitam verificar o funcionamento e desempenho do produto
2 - Critérios de Selecção de Materiais
Custo; Disponibilidade; Capacidade de permitir alterações; Fácil de usar e moldar; Geometricamente extrapolável; Propriedades extrapoláveis
Materiais: Madeira e seus derivados; poliméricos; metálicos; compósitos;
3 - Fabrico de Protótipos
A utilização cada vez mais corrente dos meios computacionais para apoiar o projecto, surge o recurso a máquinas controladas numericamente, sendo