Protostomados
- os organismos unicelulares (protozoários) estão em um nível mais simples.
- nível celular – esse nível se caracteriza pela presença de agregados de células funcionalmente diferenciadas. Uma divisão de tarefas é evidente, de maneira que algumas células estão envolvidas com a reprodução e outras com a nutrição. EX protozoários flagelados e poríferos.
- nível celular-tissular – é a agregação de células similares em camadas definidas, formando tecidos, exemplo cnidários.
- nível tissular- orgânico – ocorre a agregação de tecidos em órgãos, exemplo platelmintos.
- nível orgânico-sistêmico – quando órgãos trabalham juntos para realizar alguma função, formando os sistemas do corpo, como circulatório, digestório e outras.
Tamanho do corpo
A área superficial de um animal grande pode ser insuficiente para a nutrição e respiração de células posicionadas no interior do corpo, para resolver isso alguns animais dobram ou invaginam a superfície do corpo para aumentar a sua área ou se achatam bastante e a outra seria encontrada em animai s maiores o desenvolvimento de sistemas de transporte interno de nutrientes, gases e excretas entre as células.
Simetria corporal
- simetria esférica – divide o corpo em duas metades equivalentes – é raro em animais
- simetria radial – corpo pode ser dividido em metades similares por mais de dois planos passados pelo eixo longitudinal – esponjas, hidras e ouriços
- simetria bilateral – o corpo pode ser dividido em duas porções equivalentes ou especulares ao longo do plano sagital, os animais com essa simetria se movimentam muito melhor, exemplo os cordados.
Cavidades do corpo
O celoma permite um aumento de tamanho e complexidade do organismo porque um número maior de células pode se localizar próximo a superfície corporal.
- bilaterais acelomados – são os que não possuem celoma verdadeiro – platelmintos
- bilaterais pseudocelomados – possui uma cavidade interna que não é revestida